Biografia Luis Retondaro

Short Bio:

Luis Retondaro é professor de Ciência da Computação do CEFET/RJ, mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ na linha de Computação Gráfica. Possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis. Detém ainda o Bacharelado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua na área de computação desde 1990 sendo os 15 primeiros anos de experiência na indústria e os demais na academia. Atualmente é doutorando em computação gráfica na UFRJ.

Short Bio (contribuições):

Luis Retondaro é professor de Ciência da Computação do CEFET/RJ, mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ na linha de Computação Gráfica. Possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis. Detém ainda o Bacharelado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua na área de computação desde 1990 quando teve a oportunidade de participar de projetos em diversos domínios, tais como: logística, gestão empresarial, automação comercial, planejamento de produção, BI, educação, modelagem para animação e programação de jogos. A partir de 2002 ingressou na área acadêmica como professor de nível técnico e universitário nos cursos de Telecomunicações/TV Digital, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Jogos Digitais e Engenharia de Computação. Atualmente é doutorando em computação gráfica na UFRJ. O seu principal interesse de estudo está nas áreas de interação e visualização de dados.

Long Bio:

Luis Retondaro é professor de Ciência da Computação do CEFET/RJ desde 2008, ano em que concluiu o seu mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ na linha de Computação Gráfica.

De 1987 a 1990, estudou na 5ª turma do curso de Bacharel em Ciência da Computação da Universidade Católica de Petrópolis. Na adoslescência, inspirado pela novidade dos videogames e seus cartuchos de Atari 2600, já aventurava alguns códigos de jogos simples implementados na linguagem BASIC. Com o alvo de ser programador de jogos tinha em seu caminho a longa jornada pelos campos da inteligência artificial e da computação gráfica. O ponto de partida foi o CEDEP, Centro de Desenvolvimento do SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados, onde estagiou durante 2 anos.

De 1991 a 2004 atuou como Analista de Sistemas e Programador em várias empresas projetando software e banco de dados para inúmeras frentes de trabalho: indústria, comércio, planejamento e gestão.

De 2002 em diante, ajustou o foco para o objetivo inicial ingressando no mestrado em Inteligência Artificial na UFF - Universidade Federal Fluminense. Esta experiência foi muito válida para a sua formação mas o mestrado só foi concluído oficialmente em um segundo momento, na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, esse com o foco em Computação Gráfica.

Ainda na infância, gostava de desenhar e criar histórias para os seus personagens. Escreveu também histórias de fantasia e prosas poéticas. Atualmente, seu primeiro livro está sendo lançado.

Desde a sua conversão ao cristianismo em 1992, dedicou-se também a projetos evangelísticos e mais fortemente aos estudo da Escatologia. Nesta área, a educação formal iniciou-se na Escola Dominical culminando no curso de Bacharel em Teologia na Universidade Metodista de São Paulo. No aspecto bíblico, seu interesse principal está no estudo das profecias e na pedagogia de Jesus Cristo. No aspecto secular, suas áreas de interesse residem no estudo de interação, animação, jogos e computação gráfica.

Como a maior parte de sua carreira profissional estabeleceu-se na indústria de software, suas publicações acadêmicas ainda são modestas mas seguem contando.

Participou da organização de vários eventos, entre eles a Blender Pro - Conferência Nacional de Usuários e Desenvolvedores do Blender 3D. Com esta ferramenta de software, integrou diversas ações em escolas e universidades públicas e privadas do país.


Luis Retondaro
Última atualização: Qua 25 Jan 2017 16:15:54 BRST